sexta-feira, 20 de março de 2009

Inovação, muito se diz e pouco se entende.

Inovação é uma palavra que já virou rotina em nosso dia-a-dia.
“inovar é a palavra de ordem”, “as empresas que não inovarem ficarão para trás”, “inovar é a saída para qualquer mudança”, e assim por diante.
Mas, afinal, que raios de inovação é essa que todos falam e que é tão importante para as empresas?

Segundo o dicionário inovação é o ato ou efeito de inovar; coisa introduzida de novo; renovação.

Em outras palavras, inovação é fazer algo que diferencie sua empresa do seu concorrente e que lógico, agrade o seu cliente. Porque não adianta inovar se o cliente não aprovar a inovação. Nesse caso o que era para ser lucro acaba tornando-se prejuízo.

Antes de pensar em inovar a empresa deve pensar em conhecer. Saber quem é o seu cliente, o que ele faz, do que ele gosta ou do que ele não gosta. De nada adianta lançar um produto ou serviço super, ultra, mega inovador, se ele não “cair nas graças” dos clientes.

Inovação é preciso, mas ela só é precisa quando se tem as informações necessárias para colocá-la em prática.

As pesquisas são ferramentas que ajudam a ter mais informações sobre os clientes e sobre o mercado. Por se tratar de uma ferramenta que necessita um alto investimento ela acaba sendo deixada de lado por algumas empresas. Mas quando comparamos a eficácia das pesquisas com o valor investido nela, percebemos o quanto ela é necessária.

Pois, quando a empresa conhece precisamente o seu cliente as ações voltadas a ele passam a ser certeiras e não intuitivas, como acontecem em muitos casos.

E é a partir daí que começa a inovação. Quando uma empresa passa a oferecer ao cliente o que ele sempre quis, mas que até então, ninguém tinha conhecimento.

Por mais que a inovação seja o assunto do momento, muitas pessoas e empresas se perdem ao tentarem colocá-la em prática, justamente por não conhecerem suficientemente o mercado e os clientes, e assim, acabam ariscando muito e tendo poucos resultados.

Por Fernanda Barros, publicitária e redatora da Ideia10 Comunicação Integrada.

Nenhum comentário: