Estudiosos afirmam que a figura do Papai Noel foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
Só que naquela época o Papai Noel não usava essa roupa vermelha e grande barba que hoje conhecemos.
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom.
O símbolo de Santa Claus foi logo utilizado pela propaganda. Em 1931, a Coca-Cola encomendou ao artista Habdon Sundblom a remodelação do Santa Claus de Nast para torná-lo ainda mais próximo. Sundblom se inspirou em um vendedor aposentado e assim nasceu - de uma propaganda da Coca-Cola - o Papai Noel que a gente conhece, com roupas vermelhas (que são as cores da identidade visual do refrigerante) e uma longa barba branca.
A campanha obteve um êxito tão grande que desde então a figura do Papai Noel passou a ser representada com as roupas vermelhas.
É importante não perdemos o verdadeiro sentido do Natal: O nascimento de Jesus Cristo, renovação da nossa fé em Deus. Um dia de alegria e muito amor!
O É OTEMO! deseja a todos um Feliz Natal!
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário