terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O vendedor de sonhos

Um livro que merece um destaque mais do que especial é "O vendedor de sonhos" de Augusto Cury. Aparentemente parece ser mais um livro de auto ajuda. Mas quando você começa a ler, já no primeiro capítulo, você embarca numa história surpreendente e que te faz enxergar muito além da própria verdade.
Separei dois dos trechos que achei mais importante.


“Eu procuro vender coragem aos inseguros, ousadia para os fóbicos, alegria para os que perderam o encanto pela vida, sensatez para os incautos, críticas para os pensadores.
E para os que pensam em pôr um ponto final na vida, procuro vender uma vírgula, apenas uma vírgula. Sim, uma pequena vírgula, para que eles continuem a escrever sua história.”

................................................

"Ah! Se eu pudesse retornar ao tempo! Conquistaria menos poder e teria mais poder de conquistar. Beberia algumas doses de irresponsabilidade, me colocaria menos como aparelho de resolver problemas e me permitiria relaxar, pensar no abstrato, refletir sobre os mistérios que me cercam.
"Se eu pudesse retornar ao tempo, procuraria meus amigos da juventude. Onde estão? Quem está vivo? Eu os procuraria e reviveria as experiências singelas colhidas no jardim da simplicidade, onde não havia as ervas daninhas do status nem a sedução do poder financeiro.
"Se eu pudesse retornar, daria mais telefonemas para a mulher da minha vida nos intervalos das reuniões. Procuraria ser um profissional mais estúpido e um amante mais intenso. Seria mais bem-humorado e menos pragmático, menos lógico e mais romântico. Escreveria poesias tolas de amor. Diria mais vezes 'Eu te amo!'. Reconheceria sem medo: 'Perdoe-me por trocá-la pelas reuniões de trabalho! Não desista de mim!'.
"Ah, se eu pudesse retornar nas asas do tempo! Beijaria mais meus filhos, brincaria muito mais, curtiria sua infância como a terra seca absorve a água. Sairia na chuva com eles, andaria descalço na terra, subiria em árvores. Teria menos medo que se ferissem e se gripassem, e mais medo de que se contaminassem com o sistema social. Seria mais livre no presente e menos escravo do futuro. Trabalharia menos para lhes dar o mundo e me esforçaria muito mais para lhes dar o mundo."

E ai, se encantou com esses breves trechos?

Agora descubra como é fascinante vender sonhos!

Nenhum comentário: