sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Havaianas. Todo mundo usa.

A história das Havaianas todo mundo conhece, é um dos mais famosos casos de reposicionamento de marca e um case de grande sucesso, que vale a pena ser relembrado para que ela sirva de inspiração para muitas marcas.

O que eu não sabia sobre as Havaianas é que ela foi inspirada nas Zoris, sandálias japonesas feitas de palha de arroz ou madeira lascada, que são usadas com os kimonos.

Ela foi lançada em 1965 em um modelo branco com tiras e laterais da base azuis. Nessa época o público das Havaianas era o de classe baixa, e as sandálias eram popularmente conhecidas comos os “chinelos de pobres” ou “chinelos de pedreiros”.
Em meados de 1990 a São Paulo Alpagartas lança um novo modelo de Havaianas, com a ideia de atingir uma classe mais alta. O modelo com cores fortes caiu na graça, ou melhor, nos pés do povo. E graças a um conjunto de ações de marketing bem estruturadas as Havaianas tornaram-se mania nacional.

Campanhas publicitárias estreladas por artistas globais, sempre com situações cômicas, consagraram as Havaianas como um produto elegante e único.
Hoje ele é exportada para diversos países e tornou-se mania mundial.
Inovação é marca registrada das Havaianas que sempre inventa um novo modelo, com preços que variam de R$ 8,90 a R$ 250,00.

A novidade do momento é o lançamento da primeira loja conceito das Havaianas, que fica localizada em um luxuoso espaço na rua Oscar Freire, em São Paulo. Um verdadeiro exemplo de brand experience.


Com estratégias de comunicação muito bem elaboradas as Havaianas é um exemplo para muitas marcas brasileiras.

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