quarta-feira, 29 de abril de 2009

Dia das Mães.

O dia das mães é uma das datas mais importantes do varejo. Data em que boas campanhas e mega promoções podem ser apreciadas pelos queridos telespectadores e rendem bons resultados para empresas.

Separei 3 filmes que achei interessantes. E você, qual campanha para o dia das mães mais gostou?

Tim –


Claro -


O Boticário -

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Twitter. A nova febre da internet.

O twitter é a mais nova rede social que vem ganhando adeptos no mundo todo.

O twitter é como um microblog, onde você responde a pergunta “O que você está fazendo” em textos de no máximo 140 caracteres e começa a trocar mensagens com seus seguidores.

No Brasil o twitter ainda não tem tantos adeptos como o orkut, blogs e outras redes sociais, mas isso é apenas uma questão de tempo. Aposto que, logo logo, teremos um monte de twitteiros vagando pela net afora.

Se você não conhece ou não entende como funciona o twitter, este vídeo pode ajudar a entender.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Dica de filme ótemo

O nome pode parecer meio assustador, mas quem assiste compreende.
Você abriria mão de seus princípios e valores em troca de um degrau acima na vida?
Muito bem protagonizado por Merryl Streep, "O diabo veste prada" é uma lição de vida para qualquer um.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Steve Jobs, a Apple e a inovação.

Um dos assuntos que mais ouvimos hoje em dia é sobre a inovação, inclusive já falei sobre ela aqui no blog.

“Inovar é preciso”. E tem empresas que entendem muito bem essa mensagem.

É o caso da Apple, a empresa do inovador Steve Jobs. Estou longe de ser uma Mac maníaca, aliás, nem Mac eu tenho, mas a história da Apple sempre me fascinou.
E quando falo em história, me refiro a tudo que envolve a marca, a fundação, as crises e as constantes e criativas inovações, tanto no mercado de tecnologia da informação e entretenimento, como no quesito comunicação.

Para quem deseja conhecer mais sobre a história da Apple, recomendo o livro “A cabeça de Steve Jobs – As lições do líder da empresa mais revolucionária do mundo”

E deixo dois filmes publicitários que ilustram completamente o que é essa tal de inovação.

Apple 1984 – "Você verá porque 1984 não será como '1984' " – isso já diz tudo.



Apple. Pense Diferente. - "Aqueles que são loucos o suficiente para pensarem que podem mudar o mundo, são os que, de fato, o fazem."

terça-feira, 21 de abril de 2009

Para onde você quer ir...

Famoso trecho do filme Alice no país das maravilhas, do livro de Lewis Carrol:

-Gato, sabe me dizer qual caminho devo seguir?
-Depende, para onde quer ir...
-Não sei, estou perdida.
-Para quem não sabe pra onde vai, não importa qual caminho deve seguir...

Abaixo o trecho do filme.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Becel e os números

Conceito muito bem pensado, criado pela NEOGAMA, para a Becel. Fantástica a idéia de colocar de forma visível, concreta, as lembranças e pensamentos, muitas vezes abstratos, das pessoas, trazendo o produto e seus valores bem mais próximos do consumidor.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

O que precisa mudar no Brasil?


Com certeza você tem uma resposta para essa pergunta, não só você mas todo brasileiro. Afinal, nós vivemos dizendo que o Brasil precisa disso, daquilo e tal.

Então chegou a hora de você manifestar a sua opinião sobre o que precisar mudar no Brasil. É só entrar no site e postar sua resposta em vídeo ou texto.
O site faz parte da campanha, Brasil Ponto a Ponto, liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, que busca conhecer os pontos de vista das pessoas para, segundo eles “ construir um país mais justo”.

Os pontos de vistas postados no site serão usados para definir o tema do próximo relatório de desenvolvimento humano da ONU. Eu já fiz minha parte. Agora é a sua vez. Participe!

sábado, 4 de abril de 2009

BBB: Um suculento filé mignon em tempos de vacas magras




Aproveitando os últimos dias do BBB9, que bateu todos os recordes de ações de merchandising (os mais variados possíveis), publico abaixo texto de João Cláudio Lins, publicitário, escrito originalmente para o site NaTelinha:

Todo início do ano é assim: calor, recesso escolar, viagens e carnaval. Motivos suficientes para tirar o telespectador da frente da televisão. No verão, alguns programas têm sua audiência reduzida em mais de 30%, o que pode comprometer seriamente o seu faturamento. Diante desta evasão, comum nesta época, as emissoras começam a repensar suas grades. Reprisar os melhores momentos das atrações durante as férias dos apresentadores, por exemplo, tornou-se um luxo inadmissível. Os índices desabam, bem como as veiculações comerciais e as ações de merchandising. A ordem agora é deixar edições inéditas pré-gravadas. O público já não engole qualquer coisa, ainda mais com um dia de sol como concorrente.

Com orçamento reduzido e audiência em dispersão, as redes de TV têm que usar e abusar da criatividade para gerenciar formatos que ocupem a programação de forma econômica e lucrativa. A Rede Globo, por exemplo, interrompe, de janeiro a abril, a sua principal linha de shows. Nos anos 90 esta lacuna passou a ser preenchida com filmes e minisséries. Na última década, contudo, a emissora encontrou sua galinha dos ovos de ouro: um formato de reality show que revolucionou os hábitos dos telespectadores brasileiros. Assim nasceu o BBB, um suculento filé mignon em tempos de vacas magras.

Em sua nona edição, o programa já mostra sinais de desgaste. A audiência, na casa dos 35 pontos, permanece como uma das maiores da Rede Globo, mas bem distante das versões anteriores, que atingiram médias de 45. A surpresa é que, do ponto de vista comercial, será a mais lucrativa de todas, com uma receita recheada de cotas de patrocínio, merchandising, anúncios, espaços vendidos na casa, assinaturas de pacotes na TV paga, chat em telefonia celular, entre outros.

O Big Brother tornou-se um produto altamente rentável porque que investe em outras plataformas além da TV aberta: sistema Pay Per View (BBB 24h), programa na TV fechada (na Multishow), telefonia celular (para voto e obtenção de áudio dos participantes) e internet (portal Globo.com). Juntas, formam uma receita milionária, capaz de equilibrar o faturamento da emissora mesmo em tempos de crise.

O BBB tem seus méritos. Vive se reinventando. Destaque para os editores e os roteiristas, que criam enredos interessantes, como uma telenovela, com vilões, mocinhos e tramas paralelas. Um dos grandes apelos deste formato, contudo, está na possibilidade oferecida aos fãs de intervir nos rumos da narrativa. Assim, a audiência interfere na construção do produto a ser consumido e – pasmem – paga por isso. Seja pela ligação de celular, na qual a Rede Globo tem participação, seja gerando grande volume de acesso na página da internet, que é revertido em receita publicitária para a Globo.com.

Com relação ao conteúdo, o BBB abre amplas discussões para críticas, debates e discussões. No aspecto comercial, entretanto, o formato é unânime. Ele substitui cinco programas da linha de shows, com custo bem menor. Dá mais audiência e fatura muito mais. Explora outras plataformas, novas mídias e interage com o público. Talvez não seja uma diversão tão saudável e ética, que agrega conteúdo à família brasileira. No mundo dos negócios, entretanto, esses valores são apenas meros detalhes.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Mas, e o foco?


A ideia é genial.
A sacadinha do título é de dar inveja em qualquer redator.
A direção de arte está redondinha.
Mas, cadê o foco?
Se você não tiver resposta para essa pergunta pode esquecer os itens anteriores e colocar a mão na massa novamente.
É óbvio que o objetivo da propaganda é vender. E para vender é preciso ter um foco:
Quais serão os objetivos alcançados? Quem a mensagem deve atingir?
Antes de pensar em ter uma super, hiper, mega ideia, pense se você tem as respostas para esses itens.
Se não, trate de achar as respostas imediatamente. Como?
Entenda a empresa e o público.
Ter foco nada mais é do que saber qual caminho seguir.
E tendo essas respostas você acha o caminho fácil, fácil.
Sem foco você vai viver um verdadeiro achômetro.
Achômento não dá resultados. E se não tiver resultados, sinto muito, mas não é propaganda.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Matérias em homenagem ao dia 1 de abril.

Será que um dia isso será verdade. Será?

1) Castelo de deputado é doado para o movimento dos sem-teto.
2) Onda de consciência faz paulistanos trocarem carros por bicicletas.
3) Governo abre curso de qualificação para traficantes desempregados.
4) Palestina e Israel dão lugar à República Judaico-Islâmica de Jerusalém.
5) Uso do gerundismo agora terá multa.
6) Ricardo Teixeira anuncia saída e convoca eleições na CBF.
7) Internet sem fio grátis é implementada em todo o território nacional.
8) Estados Unidos e China cortam pela metade emissão de gases poluentes.
9) Lançado I Aberto Rio-São Paulo de natação urbana.
10) Deputados e senadores serão obrigados a trabalhar 5 dias por semana.

Fonte: Yahoo! Brasil.